O que sabe um herege sobre o Espírito Santo?

Segunda-feira, 5 de janeiro de 2015 (531)

Faz tempo que certo ex-frade, ex-teólogo, Leonardo Boff, escreve, e continua a escrever,  que o Espírito Santo iluminaria e faria revelações também nas outras religiões e seitas. Ora, esse ex-frade deveria PROVAR essa hipótese com FATOS de origem claramente sobrenatural. Porque só escrever é muito fácil.

Na Bíblia, a revelação divina é sempre acompanhada com fatos de origem divina. Por exemplo, em Lucas 1,41-42 consta que Isabel teve a revelação, pelo Espírito Santo, de que Maria estava grávida do “meu Senhor”, revelação confirmada pelo fato de o menino, futuro João Batista, ter pulado no ventre. No dia de Pentecostes, a PROVA da descida do Espírito Santo foi o fogo e o milagre das línguas. E assim por diante.

Aliás, já ouvi até bispo dizer as mesmas ignorâncias do ex-frade. Disse que o Espírito Santo agiria também nas… “outras”. Então esse bispo deveria aceitar que os autodenominados “bispos”, especialmente os da seita do “reino que não é de Deus”, seriam legítimos, mesmo estando fora da sucessão apostólica. E eu perguntaria ao suposto teólogo se o Espírito Santo iluminaria também as religiões que sacrificavam seres humanos em seus rituais ou as que adoram elefantes e vacas.

Existem também as gritarias de certos grupos que se julgam possuídos pelo Espírito.

Ora, o Espírito Santo age na Igreja por meio dos Sacramentos, santificando-a. E acompanha o anúncio do Evangelho. Mais do que isso, não sei o que mais sabemos.

Convém ler o que diz a encíclica Dominus Iesus, do ano 2000, e que  foi asssinada  por um papa canonizado, João Paulo II. Diz que é um erro achar que a ação do Espírito Santo vai além das fronteiras do cristianismo: “…a hipótese de uma economia do Espírito Santo com um caráter mais universal que a do Verbo Encarnado… (…) é contrária à fé católica” (n.12).

Termino lembrando que a Igreja Católica é a única religião revelada, e isto é confirmado por centenas fatos de origem sobrenatural, visíveis também hoje, unicamente em ambiente católico, como os milagres eucarísticos, os corpos incorruptos de santos, os sinais das manifestações de Nossa Senhora, etc.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário